Breve história do Templo

Ano 1949: Início da Missão e Fundação
A história do Templo Honpa Hongwanji de Mogi das Cruzes começou com a chegada do monge Reverendo Kakusho Yomura, que veio do Japão para o Brasil.O Sr. Shoemon Yoshizaki, o Sr. Kinshichi Yamada e o Sr. Baikyu Nishiuji adquiriram um terreno com o intuito de construir um templo.
Posteriormente, com o apoio de voluntários como o Sr. Masu Yoshizaki e o Sr. Kataro Hosoya, recrutaram fiéis e ergueram o templo, convidando o Rev. Kakusho Yomura para ser o primeiro sacerdote residente.
Ano 1950: Construção do Templo Antigo
O primeiro templo (o templo antigo) foi construído nesta época.Ano 1962: Conclusão do Templo Antigo
A construção do salão principal (Hondô) teve início em agosto de 1961 e foi concluída em fevereiro de 1962.O templo foi estabelecido na Rua Senador Dantas, 886, Centro Mogi das Cruzes.
Caminho para a Nova Construção (Período de Transição) O templo antigo foi utilizado por 54 anos (de 1962 a 2016), mas a falta de estacionamento, o salão de festas pequeno e a deterioração do prédio com a ação do tempo tornaram-se notórios. O clamor pela mudança de local já existia há mais de 20 anos.
Os diretores do templo da época procuraram um terreno adequado, e após muita pesquisa, há dezesseis anos, encontraram um terreno com mais de 5.000 metros no bairro da Vila da Prata.
Este terreno foi adquirido graças a um empréstimo junto à Comunidade Sul-americana, mas o projeto teve de ser abortado devido a uma lei que impedia a construção perto de um rio.
Diante das circunstâncias, o Sr. Fumio Horii estendeu a mão, doando um terreno de quase 1 alqueire e construindo o salão principal (Hondô), a residência do monge, o cinerário e o escritório.
Posteriormente, com a colaboração do Sr. João Shibata e dos seus irmãos, foi construído o salão de festas (Kaikan).
Ano 2016: Mudança da Sede e Cerimônia de Inauguração
26 de junho de 2016: Foi realizada a Cerimônia de Inauguração do novo Templo Hongwanji de Mogi das Cruzes, após a conclusão das obras do salão principal (Hondô), a residência do monge, o cinerário, o escritório e o salão de festas (Kaikan).O evento contou com a presença de mais de 1.200 pessoas de diversas cidades.
A sede do templo foi transferida para a sua localização atual, na Rua Padre Albino Bareta, 1 Mogi das Cruzes.
Ano 2017: Evento Nacional
Um congresso de mulheres budistas foi realizado no novo local. 700 membros da Associação de Mulheres Budistas de todo o país se reuniram.Ano 2018: Visita do Patriarca
Para comemorar a posse do 25º patriarca do Jodo Shinshu, Sennyo Shonin, ele visitou o templo em um projeto para visitar templos no exterior.Ano 2020: Fechamento Temporário
Temporariamente fechado devido à pandemia global de COVID-19.Ano 2023: Retomada e Renovação
Retomada das atividades após a diminuição dos casos de COVID-19.O lago de carpas foi renovado.