Mensagem para o Ano Novo
No início do novo ano, meus cumprimentos a todos.No ano passado, como em outros anos, ocorreram vários desastres naturais no Japão e em diversos locais do mundo. Quero manifestaras minhas condolênciasàs vítimas fataise seus familiares, e minha solidariedade a todosafetados por essas calamidades. Não podemos esquecer também das vítimas e das pessoas que vivem em dificuldades por causa de conflitos, terrorismo e fome.
Em setembro passado, visitei pela primeira vez, como patriarca (monshu), a missão norte-americana. Assim, completei minha primeira visita oficial atodas as missõesestrangeiras,de Canadá, Havaí, América do Sul e América do Norte. Apesar de cada missão e seus templos terem suas histórias e condições peculiares, a maioria foi construída e mantida pelos imigrantes japoneses e seus descendentes. Quando penso que eles enfrentaram tantas dificuldades, inclusive a Segunda Guerra Mundial, e mesmo assim mantiveram os templos fazendo do ensinamento budista o seu abrigo, sinto gratidão a todas as condições extraordinárias que possibilitaramque o ensinamento de JodoShinshuchegasse a nós, até os dias de hoje.
Também é fato que muitas décadas sepassaram desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses e,tanto no estilo de vida dos nikkeis como no contexto mundial, houve muitas mudanças. Nessas novas condições, o ensinamento do MestreShinranestá sendo transmitido não somente entre japoneses e nikkeis, mas para pessoas do mundo todo. Nas missões estrangeiras, muitas pessoasnão-descendentes de japoneses estão frequentando os templos.Isso evidencia que o ensinamento de JodoShinshu é universal e transcende as barreiras do espaço e tempo. A ação Compassiva do Tathagata Amida abrange a todas as pessoas e às diferentes condições de sofrimento e aflição.
Neste ano também, ouçamos o ensinamento como sedirigido diretamente a nós mesmos, e nos empenhemos emtransmitir a maior número possível de pessoas.
1 de janeiro de 2020
Monshu
Jodo Shinshu Hongwanji-ha