Disponibilizamos abaixo o vídeo do Ofício do “Dia dos Pais” e a lista das pessoas que participaram homenageando seus pais, avôs, tios…
Agradecemos sua compreensão, colaboração e participação e esperamos poder contar sempre com a mesma consideração.
Ante a Imagem de Amida, Buda da Vida, Luz, Sabedoria e Compaixão Imensuráveis, reverentemente proclamo!
Hoje, ornamentando o altar e entoando as escirturas sagradas realizamos o Ofício Comemorativo do “Dia dos Pais” do Templo Honpa Hongwanji do Brasil.
Analisando as condições da nossa existência, verificamos que todos nós recebemos a vida neste mundo através da ligação com os pais.
O pai, desde o momento em que uma nova vida é concebida no ventre da sua esposa, preocupa-se com o bem-estar da criança e da esposa, esforça-se para proporcinar uma vida tranquila e feliz para sua família.
Porém, os filhos por sua vez, dificilmente compreendem o sentimento dos pais, e, como se pensasssem que cresceram com força própria, contrariam os pais, dão preocupações e inseguranças a eles durante toda a vida.
E, depois que se tornam pais com nascimento de seu filho, e, desta forma, quando, finalmente, começam a compreender um pouco do sentimento dos seus pais, na maioria das vezes, é como está dito no velho ditado japonês: “quando se pensa em retribuir aos benefícios dos pais, eles já não se encontram mais entre nós”.
Para seres como nós que nem conseguimos retribuir com gratidão a todos os benefícios recebidos dos pais, a quem devemos esta vida, o Buda Amida, o Verdadeiro “Pais - Oyassama”, está nos chamando através do Namo Amida Butsu, e, com a Ação do Seu Voto Original, nos abarca dentro da Sua Imensurável Compaixão para nos salvar da forma como somos.
Que todos nós, que tivemos a oportunidade de participar neste Ofício em comemoração ao “Dia dos Pais” possamos fazer com que esta vida recebida neste mundo humano, através da ligação com os pais, seja valorizada plenamente, e, para isso procuremos ouvir cada vez mais o Dharma do Buda e, guiados pelo Nembutsu, continuemos a trilhar o Caminho rumo a Terra Pura do Buda Amida!
Shaku Shun-Ei, Rimban, monge principal do Templo Honpa Hongwanji do Brasil.