Betsuin
| |

TEMPLO HONPA
HONGWANJI DO
BRASIL


本派本願寺伯国別院



※Consulte o Betsuin para solicitar a realização da cerimônia e informação sobre o kimono.




No mês de fevereiro foi realizada a Cerimônia de primeira apresentação ao Buda
FilhoRafael Dan Yamashita
PaiCelso Leo Yamashita
MaeKamila Cristina Ishikawa


Embora Celso e Kamila possam ter visitado o Templo em ocasiões anteriores, na verdade, como pais do Dan foi também a primeira visita deles ao Templo.
Portanto, esta Cerimônia é, a primeira visita ao Templo tanto do filho quanto dos pais para encontrar com o Buda!



1/7/2019
FilhaSonia Inoue
Pai Josuke Inoue
MãeYasuko Inoue





21/9/2019
FilhoIttalo Oba
PaiKazuki Oba
MãeLigia Oba






23/11/2019
Sra. Adriana Yuriko Miyamoto Ueta
Sr. Luiz Seiji Miyamoto Ueta
Sra. Karina Emi Onohara Takaki
Sra. Lorena Mie Onohara Takaki
Sr. Michel Issao Miyamoto






A partir de 2019, aqui no Templo Honpa Hongwanji do Brasil, começamos a realizar a “Cerimônia de Visita ao Templo em Agradecimento”, que já é um evento tradicional realizado anualmente no Templo Hongwanji de Tsukiji, Templo sob jurisdição direta do Templo Matriz de Kyoto.
É uma Cerimônia em que a(s) criança(s), junto com seus pais, se apresenta(m) diante do Buda Amida para agradecer o fato de terem recebido esta vida e, abarcado dentro da Grande Compaixão do Buda Amida, continuar se desenvolvendo.
Esta Cerimônia pode contar com a participação de bebe(s) recém-nascido(s) que se apresenta(m) pela primeira vez diante do Buda ou mesmo as crianças que tenham atingido os 3, 5 e 7 anos de idade. Portanto, convidamos a todas as famílias que tenham seus filhos, netos, nesta faixa etária entre 0 a 7 anos que possam participar e receber a oportunidade do encontro com o Dharma.

O que é a “Cerimônia da Primeira Apresentação ao Buda”?
No momento de nascimento de um bebê, também se dá o nascimento dos pais. Assim, a idade, o tempo de vida de um filho é o mesmo dos pais.
A “Cerimônia da Primeira Apresentação ao Buda” é a oportunidade do primeiro encontro de um bebê com o Dharma, mas, também para seus pais. Assim, para o bebê torna-se, também, a primeira oportunidade de encontro com o Dharma para agradecer o fato de ter recebido a vida, e para os pais, a oportunidade que esta pequena criança proporcionou deles encontrarem com o Dharma pela primeira vez, na condição de pais.

A Ceimônia de “Shiti Go San – 7-5-3 anos(Megumi no Sanpai)”
Acredita-se que essa tradição secular de realizar a “Cerimônia de 7-5-3 anos” tenha originado na região de “Kantô”.
As meninas quando completavam 2 anos participavam do “ritual de deixar o cabelo crescer”. Até completar 2 anos, era costume manter a cabeça raspada, e, com esse ritual, fazia-se os votos de que a criança pudesse crescer como uma menina saudável.
E, aos 6 anos, comemoravam-se o seu crescimento com o “ritual de troca de faixa” de vestimenta.
No caso dos meninos, quando completavam 4 anos, participavam do “ritual de vestir o Hakama”. Na Cultura Japonesa antiga, no momento do nascimento de um bebê já se considerava que a criança teria um ano de vida. E, além disso, considerava o “Ano Novo” como o marco da contagem da idade das pessoas. Por isso, foi definida como “Cerimônia de 7-5-3 anos”.

30/11/2019
PaiMassazumi Oka
MãeYayoi oka
FilhoEstéfano Jun Oka
FilhaMeire Saki Oka




13/01/2021
Fam. Inoue
PaiKentaro Inoue
MãeMarie Inoue
FilhaSala Inoue


Fam. Kawano
PaiTaigo Kawano
MãeMilian Kawano
FilhaOlivia Kawano
FilhaNina Kawano




Copyright © 2012 Templo Honpa Hongwanji do Brasil All Rights Reserved.