VoltaTop

Sermão do Monshu Sen-nyo

O sermão sobre o Ensinamento de Jodo Shinshu

Tivemos a oportunidade de estar no Ofício de Celebração da Fundação de Jodo Shinshu junto com todos. Através deste ofício, sabemos que Shinran Shonin revelou a estrutura do Ensinamento de Nembutsu do Outro Poder de Amida ao escrever a Coleção Kyogyoshinsho, assim estabeleceu o Ensinamento de Jodo Shinshu. Queiram compartilhar este encontro para reconhecermos a transmissão do ensinamento de Jodo Shinshu até nós hoje.

O Buda Shakyamuni pregou o ensinamento que revela a realidade do mundo com as expressões “todas as coisas do mundo são impermanentes” e “todos os existentes são de não-self”. Sem conseguir aceitar esta realidade, estamos vivendo o dia a dia com diversos sofrimentos. Entre todos os sofrimentos, “nascimento”, “envelhecimento”, “adoecimento” e “morte” são os principais, como Shakyamuni afirmou nos “quatro sofrimentos”. Por carregarmos paixões maléficas como “ganância” “ira” e “ignorância”, não conseguimos escapar destes sofrimentos.

À quem não consegue aceitar e acreditar nesta realidade, Shinran Shonin chamou de “seres repletos de paixões maléficas”. O Tathagata Amida continua agindo com o coração compassiva contido no Namoamidabutsu, ao estabelecer o Voto para salvar quem está mergulhado na treva de paixões maléficas. No Wassan ele afirma, “O mal kármico é primordialmente inconsistente quanto à forma, por ser uma visão ilusória e contráriaà verdade.” “As paixões maléficas e a Iluminação do Buda não são, em essência, distintas.” Porque a Compaixão do Tathagata se baseia na Verdade sem a intenção dos seres, ele olha todos os seres vivos com igualdade, sem abandonar ninguém, abraçando-os tal como eles são.

Shinran Shonin nos mostra no Wassan, “tornar-se um Buda através do Nembutsu é o Ensinamento de Shinshu(Jodo Wassan 71)” e “A nossa Mente Confiante surge do Voto Original, e devido à ação natural do Voto, nos tornamos Budas através do Nembutsu. A Terra da Recompensa é a manifestação da espontaneidade. Atingir ao Grande Nirvana é indubitável (Koso Wassan, 82)”. O Ensinamento de Jodo Shinshu é ser tornado um Buda,para além da forma na “Terra Pura da Essencialidade (Koso Wassan, 76)”, ao receber apenas a Mente Confiante, livre de dúvida, o coração do Voto do Tathagata Amida, contido no Namo Amida Butsu (que significa “Confie em mim, te salvarei assim como você é).

Ao perceber que a nossa vida está no seio do Voto do Tathagata Amida, ao sentir esta Compaixão calorosa, ao receber a força de viver com a grande segurança, podemos nos abrir ao mundo onde possamos compartilhar a alegria e tristeza com outros, respeitando e apoiando mutuamente. Shinran Shonin viveu sua vida seguindo o caminho da gratidão à dádiva do Buda retribuindo aos outros, através da sua serenidade e felicidade de ser salvo pela Compaixão do Tathagata. Desejamos aprender com a vida dele, para podermos transmitir o Ensinamento às próximas gerações. O Ensinamento de Jodo Shinshu cuja essência está expressa a seguir:

“O Ensinamento de Jodo Shinshu”
Namoamidabutsu
“Confie em mim, te salvarei assim como você é” Isto é o Chamado de Amida
A minha paixão maléfica é una com a Iluminação do Buda.
“Te salvarei assim como você é” Isto é o Chamado de Amida
Recebemos com gratidão
Apesar de mergulhados em nossa existência ignorante
Seremos salvos na Terra Pura da espontaneidade
O Nembutsu é a gratidãoà dádiva do Buda Amida
Seremos quem vive com o Ensinamento como nosso abrigo
Afastemos pouco a pouco do pensamento de apego
Agradeçamospor estar vivenciando nossa existência
Sem sermos dominados pela ganância e ira
Com rosto sereno e palavras amáveis
Compartilhemos tanto alegria como tristeza
Dediquemo-nos dia a dia com nossa vontade plena

No próximo 2023, celebraremos os 850 anos do nascimento de Shinran Shonin e os 800 anos da Fundação de Jodo Shinshu. Manifestaremos a nossa gratidão pelo seu nascimento que nos revelou o Ensinamento de Jodo Shinshu, recitando este “Ensinamento de Jodo Shinshu” juntos, realizando-o juntos e seguiremos a vida de Nembutsu pela difusão do Ensinamento. “Os nossos votos” que criei na ocasião do ofício de outono em 2018 pode ser recitado pelos jovens, por aqueles que não tinham familiaridade com o Budismo e Jodo Shinshu, para estabelecerem uma ligação com o Ensinamento.


15 de abril de 2021
Kojun Ohtani
Monshu
Jodo Shinshu Hongwanji-ha