Curso Intensivo de Budismo
Convidamos todos a participarem dos Cursos Intensivos de Budismo de 2020 e 2021, que serão realizados no Templo Honpa Hongwanji do Brasil nas seguintes datas:

Sobre o Curso de Introdução ao Budismo Shin online

O Curso de Introdução ao Budismo Shin online visa a apresentar a base do budismo geral e do Budismo Shin e se destina a todos aqueles que buscam recursos para estudar, refletir e vivenciar teoria e práticas do caminho budista.
Constitui-se de aulas individuais, quinzenalmente, através de uma plataforma (zoom, Skype ou outra). Os horários serão combinados com cada professor. O curso dispõe dos seguintes recursos:

1 - Uma apostila principal contendo uma visão histórica e doutrinária do budismo sob a ótica de professores universitários qualificados, além de notáveis ilustrações e imagens do ensinamento;
2 - Material complementar enviado ao longo do curso no intuito de ampliar os temas abordados na apostila e conduzir o aluno a uma maior compreensão e realização do ensinamento budista;
3 - Lista de referencias para aprofundamento.


Curso intensivo de budismo -Budismo geral
Temas Módulos Materiais
Vida e legado do Buda Shakyamuni I 1º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1): 1-1.Período anterior ao budismo”, ”1-2. Vida do Buda Shakyamuni”
Vida e legado do Buda Shakymuni II 2º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1):“1-3 Compilação da narrativa biográfica do Buda”, ”Ensaio-Contemplando a jornada do Buda Shakyamuni através de fotografias”
O ensinamento do Buda Shakyamuni e sutras I 3º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1): “2-1. Visão do Buda Shakyamuni“, “2-2. Sucessão do darma”, “Ensaio- As palavras do Buda Shakyamuni“
O ensinamento do Buda Shakyamuni e sutras II 4º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1):”2-3, Formação e desenvolvimento dos sutras”, “Ensaio- Diversos manuscritos”
A difusãodo budismo I 5º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1): 3-1. A difusãodo budismo e Sangha, 3-2. Budismo Mahayana”, ”Ensaio- Ruínas budistas na Índia”
A difusãodo budismo II 6º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1):“3-3. Budismo da tradição do norte”, “3-3 A ilustração dos votos nas cavernas de Bezeklik e projeto de restauração da ilustração mural”, “3-4. O budismo chinês visto nas lápides e inscrições nas imagens do Buda”, “Ensaio- Jataka e Gandara”
Formaçnao e desenvolvimento do Budismo da Terra Pura I 7º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1):4-1. Diversos Budas e terras”, “Ensaio-Origem do Budismo da Terra Pura”
Formaçnao e desenvolvimento do Budismo da Terra Pura II 8º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 1):4-2. Formação dos Três Principais Sutras do Budismo da Terra Pura”, “Ensaio- Admiração pela Terra Pura ”- Diversos manuscritos”
Curso intensivo de budismo -Shin Budismo
Difusão da crença no Buda Amida e do Budismo da Terra Pura no Japão I 1º módulo "Shakyamuni e Shinran(Parte 2): Introdução, Ensaio: Os retratos de Shinran Capítulo I:Difusão da crença no Buda Amida e do Budismo da Terra Pura no Japão , “1-1. Introdução do budismo no Japão e a crença inicial no Buda Amida "
Difusão da crença no Buda Amida e do Budismo da Terra Pura no Japão II 2º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 2):”Ensaio- A introdução do budismo no Japão pela tradição do Shin Budismo”“. Tradição do nembutsu no Monte Hiei onde Shinran estudou””
A vida e ensinamento de ShinranI 3º módulo "Shakyamuni e Shinran(Parte 2):, “2-1 A vida e ensinamento de Shinran”, ”Ensaio- As marcas de Shinran” ”A vida de Shinran no retrato biográfico”,”Cronologia”,”Ensaio-A difusão da biografia de Shinran”,"
A vida e ensinamento de ShinranII 4º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 2):”2-2. Ensinamento de Shinran”,”2-3. Os mestres do Budismo da Terra Pura na perspectiva de Shinran”,”Ensaio-OShin Budismo incial e a forma de representação baseada na crença no príncipe Shotoku””
Sucessão do ensinamento e desenvolvimento da comunidade budista do Hongwanji I 5º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 2): “3-1. Sucessão de ensinamento”,”3-2. Estabelecimento e desenvolvimento da comunidade budista do Templo Hongwan-ji”
Sucessão do ensinamento e desenvolvimento da comunidade budista do Hongwan II 6º módulo Shakyamuni e Shinran(Parte 2):)”Linhagens do Shin Budismo”,”3-3. Difusão da arte Shin-budista”, Capítulo IV:O ensinamento de Shinran sucedido por gerações, ”4-1. Sucessão do ensinamento”4-2.Admiração por Shinran”,” 4-3. Ensinamento de Shinran que se difunde pelo mundo”
Leitura de TannishoI 7º módulo Tannisho
Leitura de HinosII 8º módulo Hino da Terra Pura, Hino dos Patriarcas, Hino das Idades do Dharma Correto, Dharma Semelhante e Dharma Decadente


Estrutura
1. O conteúdo da apostila é apresentado pelos professores.
2. Os alunos formulam perguntas ou dúvidas dez dias após cada aula.
3. Os professores elaboram as respostas e esclarecem as dúvidas dos alunos pela internet (Zoom etc.).
4. As 16 aulas (sobre o budismo geral e Shin Budismo) são ministradas em frequência (sugerida) de 15 em 15 dias.

Valores
Taxa de matrícula: R$200,00 - inclui material didático e despesas de elaboração de material complementar.
Taxa de inscrição por módulo: R$100,00

* Pagamento por deposito ou transferência bancária.

Inscrição(contato)
Keizo Doi: doikeizo@gmail.com ou cursodebudismo@terrapura.org.br

ATENÇÃO
Leitura sugerida para os interessados em Curso Intensivo de Budismo.
Livro – Oceano (acesse o link abaixo para aquisição deste livro)

http://www.terrapura.org.br/documento/ocea7.html