VoltaTop

Mensagem para o Ano Novo



Ao início do ano novo, desejo cumprimentá-los.
Em primeiro lugar, diante da invasão militar na Ucrânia pela Federação da Rússia iniciada em fevereiro de 2022, nós, seguidores do Nembutsu, refletimos mais uma vez, no fundo do coração,sobre a mensagem de Shinran Shonin: “Que a paz e a serenidade prevaleçam em todo o mundo”. Ao mesmo tempo, acusamos uma invasão dos direitos de outra nação pela força armada. Desejamos que venha o mais breve possível a paz na Ucrânia.

Outro assunto, a pandemia do Covid-19, prevaleceu no mundo em todo o ano passado. Quero manifestar as nossas condolênciaspelos que foram vitimados pela contaminação do vírus e expressar o nosso sentimento aos que foram contaminados e que ainda sofrem os efeitos. Precisamos também exprimir o nosso profundo respeito e gratidão aos médicos e enfermeiros que se dedicam a salvar vidas.

A pandemia do Covid-19 nos mostra que apesar do desenvolvimento da ciência tecnológica e medicina, acontecem coisas além da nossa imaginação. O Buda Shakyamuni nos ensinou que todos os fenômenos são impermanentes. Passados 2500 anos, nada mudou. Não mudou também a realidade daqueles que sofremos e nos afligimos sem conseguir aceitar esta realidade.

Exatamente por esta razão, o ensinamento pregado por Shinran Shonin é o que nos pode dar apoio na vidasofrida do cotidiano, tanto antes,como depois da pandemia do Covid-19. O templo onde o Tathagata Amida estáao centro, além de ser um lugar onde ouvimos o ensinamento, étambém onde ajudamos uns aos outros, onde nos reunimos com serenidade.

Desejo quecriem diversos meios para poder transmitir o ensinamento ao público mais amplo, e poderreunir mais pessoas nos templos, onde todos possam se encontrar com o coração sereno. Espero que possa contar com a compreensão e colaboração de todos às programações contínuas dos templos. Com esses desejos, finalizo minhas saudações para ano novo.

1 de janeiro de 2023

OHTANI Kojun
Monshu
Jodo Shinshu Hongwanji-ha